Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O QUE É CHENILLE?

Chenille, na Nomenclatura do Sistema Harmonizado, é termo que se refere aos fios de froco ou aos tecidos de froco.
No caso dos fios de froco. Estes são constituídos geralmente por dois ou mais fios têxteis torcidos em conjunto e retendo entre si felpas de fios têxteis que lhes podem ficar praticamente perpendiculares; por vezes, as felpas são mantidas em anéis formados em um tear de malhas.
Chenille têm, em todos os casos, a aparência de fios eriçados de felpa em todo o seu comprimento. Em geral, fabricam-se diretamente em teares especiais (torcedeiras de anéis, teares Raschel, por exemplo) ou obtêm-se por corte, no sentido da urdidura, de tecidos em ponto de gaze preparados especialmente para esse efeito; neste último processo, os fios da urdidura do tecido (fio fixo e fio de volta) são os que servem de suporte ao fio de froco (chenille), sendo a trama que forma o pêlo depois do corte longitudinal do tecido de um e de outro lado de cada grupo de fios de urdidura.
Os fios de froco ou chenille se classificam na posição 5606, não desdobrada pelo Sistema Harmonizado e pelo Mercosul
Também se incluem nessa posição os fios de froco (chenille) obtidos por fixação de flocos têxteis sobre uma alma de fio têxtil. Neste processo, o fio suporte passa por um banho de cola, depois por uma câmara onde, sob a ação de um campo eletrostático de alta tensão, os flocos têxteis se implantam radialmente sobre este fio suporte.
Os fios de froco (chenille) utilizam-se como matéria-prima, especialmente na fabricação de tecidos de froco (também referido como chenille) ou de numerosos artigos (artigos de decoração de interiores e de camas, tapetes, passamanaria, vestuário, etc.).
Os tecidos de froco (chenille) são classificados na posição 5801.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário